É um exame que tem por finalidade o estudo do funcionamento do esôfago. Avalia as pressões dentro do esôfago e a atividade muscular das três diferentes partes funcionais do esôfago (esfíncter inferior, corpo e esfíncter superior), durante a deglutição e nos períodos de repouso. A duração do exame é de aproximadamente 20 a 30 minutos. Após o exame o paciente poderá voltar às suas atividades normalmente: se alimentar, dirigir, trabalhar.
PREPARO
> Documento de identificação pessoal com foto;
> Requisição do Exame;
> Carteirinha do convênio médico;
> Guia ou autorização prévia do convênio (quando necessária);
> Comparecer 15 minutos antes do horário agendado;
> Trazer exames anteriores (endoscopia, ou RX contrastado do esôfago, pHmetria de 24h, Manometria esofágica anterior )
> Jejum absoluto (inclusive água) 8 horas antes do exame.
> Suspender, se estiver tomando, os seguintes medicamentos 3 dias antes do exame: • Bromoprida (Digesan, Plamet), • Metoclopramida (Plasil, Eucil), • Domperidona (Motilium, Peridal, Peridona). Nunca suspenda alguma medicação sem falar previamente com o médico que a receitou!
> O paciente não pode ter sido submetido a sedação nas 6 horas que antecedem o procedimento pois as medicações sedativas prejudicam a análise do exame.
> Serão explicados com detalhes todos os passos envolvidos na execução do exame, e eventuais desconfortos e benefícios esperados com a realização do mesmo.
SEDAÇÃO E ANESTESIA
Aplica-se gel anestésico na narina que estiver mais desobstruída e na orofaringe e pede-se para que o paciente inspire o gel, com objetivo de anestesiar o trajeto a ser percorrido pela sonda.