O teste de respiração do Hidrogênio fornece informações sobre a digestão de determinados açúcares ou hidratos de carbono, tais como o açúcar do leite (lactose) ou açúcar de frutas (frutose). Isto ajudará a determinar se o paciente é intolerante a alguns açúcares. Um exemplo é o uso deste teste para detectar a intolerância à lactose, um transtorno no qual as pessoas têm sintomas de processamento anormal de lactose, uma substância presente em muitos alimentos, incluindo leite e sorvete. O teste também é utilizado após a ingestão de lactulose para detectar um crescimento anormal de bactérias dentro do intestino. O supercrescimento bacteriano pode causar uma variedade de sintomas, incluindo diarreia, flatulência, gases e cólicas abdominais.
O teste pode durar de duas a quatro horas. Uma amostra de respiração ar expirado será coleta em um pequeno aparelho, similar a um bafômetro. A seguir, uma solução de lactose, lactulose ou frutose será dada para beber. Amostras de ar expirado serão coletadas a cada 15 ou 30 minutos.
Durante o teste, o paciente deve anotar seus sintomas e informar se tem os sintomas típicos para os quais o teste está sendo executado. Quando o teste terminar, o paciente pode retornar à sua dieta habitual e atividade.
PREPARO
> Documento de identificação pessoal com foto;
> Requisição do Exame;
> Carteirinha do convênio médico;
> Guia ou autorização prévia do convênio (quando necessária);
> Comparecer 15 minutos antes do horário agendado;
> Trazer exames anteriores (endoscopia, ou RX contrastado do esôfago, pHmetria de 24h, Manometria esofágica anterior )
> Jejum absoluto (inclusive água) 12 horas antes do exame.
> Suspender, se estiver tomando, qualquer laxante, por exemplo, leite de magnésia, ou outros agentes como suplementos para regular a evacuação 1 semana antes do exame. O paciente pode continuar a tomar seus medicamentos de prescrição habitual com água até 12 horas antes do teste. Não deve tomar medicação na manhã do teste. Levar todos os medicamentos de prescrição para a consulta. Nunca suspenda alguma medicação sem falar previamente com o médico que a receitou!
> Quatro semanas antes de seu teste, o paciente não deve tomar qualquer antibiótico.
> Não deve ter se submetido a qualquer teste que exija a limpeza do intestino, tais como colonoscopia ou enema baritado.
> No dia anterior ao teste, o paciente pode consumir apenas os seguintes alimentos e bebidas: pão branco simples, arroz branco, batatas lisas, frango assado, grelhados ou peixe; água não flavorizada, café preto ou chá. Só use sal para dar sabor a comida. Manteiga ou margarina não são permitidas. Não são permitidas bebidas refrigerantes/Coca-Cola. Não comer ou beber qualquer outra coisa – pode dar resultados falsos. Especificamente, evite feijão, massas, cereais de fibra, alimentos com elevados teores de fibra. Na noite anterior ao teste, jante mais cedo, arroz e carne somente.