Novembro Azul
Mês de Combate e Prevenção ao Câncer de Prostata
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, um homem morre a cada 38 minutos de Câncer de próstata.
Os principais sintomas da doença são dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Entretanto, de acordo com o Doutor Gustavo, urologista do Centro Médico MonteSanti, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e estes sintomas costumam aparecer somente na fase avançada, quando a cura é mais difícil. Por isso, a única maneira de assegurar a cura é o diagnóstico precoce.
"Recomenda-se que, a partir dos 50 anos -- idade a partir da qual o risco aumenta significativamente --, o urologista seja procurado anualmente para a realização dos exames", alerta o Doutor Gustavo. Pacientes que possuem maior risco, como aquelas com histórico familiar da doença ou afrodescendentes -- que possuem risco 60% maior de desenvolver a doença e taxa de mortalidade três vezes mais alta -- devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade.
O diagnóstico pode ser realizado por meio de exame físico e laboratorial. Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno.
Cerca de 90% dos casos são passíveis de cura se o diagnóstico for realizado nos estágios iniciais. É nesse ponto que se encontra o maior desafio: combater o preconceito. E o novembro azul existe para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem.
Quanto à prevenção, como as causas da doença não são completamente compreendidas, a definição de medidas específicas é dificultada. Mas, de maneira geral, hábitos saudáveis são cruciais na prevenção de diversas doenças e tipos de câncer, inclusive o de próstata. "Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente, portanto, são recomendações importantes na prevenção da doença", acrescenta o Doutor Gustavo.
Consulte sempre seu Urologista!