6 mitos e verdades sobre a endoscopia
A endoscopia é um exame muito importante para diagnosticar diversas patologias do trato digestivo, inclusive tumores em estágio inicial. Porém, assim como diversos outros procedimentos médicos é cercada de mitos.
Pensando nisso, hoje listamos 6 mitos e verdades sobre a endoscopia. Confira!
1) A endoscopia dói
Mito. A passagem do aparelho pela boca e pela orofaringe pode gerar incômodo, porém, o exame é realizado com o paciente sedado, portanto não causa nenhuma dor.
2) Não é possível respirar durante o exame
Mito. O caminho que o endoscópio faz (boca–esôfago) é diferente do da passagem de ar (nariz–pulmões), não impedindo a respiração durante o exame.
3) Não é possível dirigir após o procedimento
Verdade. Por conta da sedação, os reflexos podem ficar comprometidos por algumas horas, aumentando o risco de acidentes.
4) É um exame demorado
Mito. Na maior parte dos casos, quando o exame se destina apenas à investigação, é bastante rápido, com duração de 10 a 20 minutos.
4) É um procedimento de risco
Mito. O risco de complicações é extremamente baixo: de 0,0002% nas endoscopias apenas diagnósticas e de 0,15% nas endoscopias em que uma intervenção é realizada.
5) Pode perfurar o estômago
Verdade. Porém, o risco de perfuração do esôfago ou estômago é menor que 0,03%, e é geralmente associado à presença de doenças graves nestes órgãos.
Centro Médico MonteSanti
WhatsApp 82 98752-9547