Mês de conscientização contra as hepatites virais

Hoje, 28 de julho, celebra-se o dia mundial de luta contra as hepatites virais, que é parte do mês de conscientização da doença, o julho amarelo.
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diversos fatores, incluindo vírus. As hepatites virais mais comuns são classificadas por letras do alfabeto, sendo as mais prevalentes no Brasil a A, B e C.
Sua transmissão pode ocorrer por meio de contágio fecal-oral, contaminação sanguínea, transmissão vertical (durante a gravidez e parto).
As formas de tratamento não são totalmente eficazes, por isso a prevenção é fundamental, o que inclui, evitar contato com sangue infectado, usar preservativo nas relações sexuais, manter a higiene pessoal, lavar bem os alimentos crus, consumir apenas água potável e se vacinar contra as hepatites A e B (disponíveis no SUS). Ainda, é importante fazer consultas médicas e exames regularmente, pois o diagnóstico precoce diminui o risco de complicações.
A informação é a melhor ferramenta de conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais. Informe-se, previna-se e agende uma consulta médica caso apresente sintomas.
Centro Médico MonteSanti
WhatsApp 82 98752-9547