Acompanhe nas redes sociais
Avenida Comendador Gustavo Paiva, 5945, Cruz das Almas, Maceió | Parque Shopping piso L3 – dentro do Centro Médico Servimed
(82) 3241-7435 | 3241-7107 | 98752-9547
Notícias MonteSanti

Notícias

Setembro Verde

Mês de Combate e Prevenção ao Câncer Colorretal

03/09/2018 09h00

O câncer colorretal está entre os mais incidentes no mundo, sendo o segundo mais frequente nas mulheres e o terceiro nos homens. A Equipe Médica do Centro Médico MonteSanti alerta sobre a prevenção e diagnóstico desse tipo de Câncer.
Esse tipo de neoplasia abrange tumores que acometem o intestino grosso e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões que podem crescer na parede interna do intestino grosso ou reto. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a sua detecção e a remoção dos pólipos antes que se tornem lesões avançadas. “A doença geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial. A recomendação para a realização da colonoscopia é a partir dos 45 anos, quando não há casos na família de câncer colorretal e pólipos” alerta Dr. João Albuquerque, coloproctologista do Centro Médico MonteSanti.
A Sociedade Americana do Câncer anunciou novas diretrizes quanto a prevenção do câncer colorretal e passou a recomendar que exames sejam feitos a partir dos 45 anos em vez dos 50, recomendação anterior. Além disso, em famílias com muitos casos da doença, ou com síndromes hereditárias já diagnosticadas, a idade para início dos exames pode ser antecipada, e a frequência revista de acordo com o risco. O proctologista Dr. Carlos Rogério alerta para quem possui parentes de primeiro grau com câncer intestinal ou pólipos deve ficar mais atento e procurar o Gastroenterologista ou coloproctologista para saber como e com qual frequência deve fazer a colonoscopia.
A colonoscopia é um exame que permite a visualização do interior do intestino (reto, cólon e parte do íleo terminal) através de um endoscópio. O rastreamento pela Colonoscopia vai além e pode diagnosticar lesões precursoras (pólipos) que podem se tornar câncer. "Cada pólipo achado e retirado pode ser a prevenção de um tumor", explica o Dr. Guy Gama, Coloproctologista do Centro Médico MonteSanti.
Muitas pessoas com câncer de cólon não têm quaisquer sinais ou sintomas nos estágios iniciais da doença. Quando aparecem, na maioria das vezes o câncer já está em fase avançada. Os sintomas também dependem do tamanho e da localização do câncer.
Dr. Daniel Pacheco da Costa, Gastroenterologista do Centro Médico Montesanti, explica da importância do paciente estar atento às alterações nos hábitos intestinais e na consistência das fezes, sangue nas fezes e desconforto abdominal. O diagnóstico precoce do câncer colorretal é muito importante, pois quando localizado na fase inicial, as chances de cura são muito maiores.
Converse com o médico sobre quando você deve começar a fazer exames preventivos. Quem tem fatores de risco para a doença deve iniciar a triagem mais cedo, como história familiar da doença ou doença inflamatória intestinal. Procure um Gastroenterologista ou Coloproctologista.

mais notícias