Ansiedade e os impactos na saúde digestiva
Ansiedade é definida como uma excessiva agitação do sistema nervoso central, é uma sensação desprazerosa e semelhante ao medo. O isolamento social e a disseminação da Covid-19 têm provocado esse sentimento em muita gente.
Antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já apontava o Brasil como o país mais ansioso do mundo. Então, mais do que nunca, é preciso cuidar da saúde mental.
A ansiedade está intimamente relacionada com diversos problemas do aparelho digestivo, podendo causar mudanças na secreção do suco gástrico, na regulação de fatores da mucosa e na percepção dos estímulos sensoriais gastrointestinais.
Isso faz com que muitos pacientes apresentem sintomas como náuseas, sensação de indigestão, dor e distensão abdominal, além de alteração do ritmo intestinal— muitas vezes sem nenhuma alteração nos exames que justifiquem os sintomas.
Estes sinais se enquadram nas chamadas doenças gastrointestinais funcionais e surgem, provavelmente por uma combinação de fatores: estilo de vida, idade, predisposição genética, fatores infecciosos, uso de medicamentos, etc.
Neste caso, o tratamento pode ser mais amplo do que se imagina, sendo necessário, além de tratar os sintomas junto a um gastroenterologista, tratar a ansiedade (causa) com um psiquiatra e/ou psicólogo.
A ansiedade afeta a sua saúde digestiva? Procure um gastroenterologista!