A campanha Março Azul alerta para a prevenção do câncer de intestino e reto.
A campanha Março Azul alerta para a prevenção do câncer de intestino e reto.
O câncer colorretal figura entre os mais incidentes no mundo, sendo o segundo mais frequente nas mulheres e o terceiro nos homens, abrangendo tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o colon) e o reto.
É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a sua detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem lesões avançadas.
Quem possui parentes de primeiro grau com câncer intestinal ou pólipos deve ficar mais atento e procurar o gastroenterologista ou coloproctologista para saber como e com qual frequência deve fazer a colonoscopia. A doença geralmente é silenciosa em sua fase inicial.
Atualmente, a recomendação é a realização da colonoscopia a partir dos 45 anos, quando não há casos na família de câncer colorretal e pólipos. Previna-se!#marçoazul #cancercolorretal #previna #prevencao