Maio Roxo
Doenças Inflamatórias Intestinais e COVID-19: Cuidados necessários
Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais necessitam fazer uso de medicamentos imunomoduladores e imunossupressores, que interferem na resposta imune a infecções, o que faz com que possam estar mais susceptíveis a manifestar quadros infecciosos de maior gravidade.
Em tempos de pandemia, isso suscita muitas dúvidas nos pacientes que sofrem com alguma DII. Por isso hoje, Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, vamos esclarecer algumas questões sobre o assunto.⠀
Cuidados redobrados
Por conta da imunossupressão, estes pacientes devem redobrar os cuidados que são recomendados a toda população, o que inclui: ficar em casa; higienizar as mãos frequentemente; evitar aglomerações, uso de máscaras, limpar objetos e superfícies tocados com frequência etc.
Converse com seu médico⠀
Na suspeita de estar infectado pelo coronavírus, o paciente com DII deve procurar assistência médica para avaliar a necessidade de suspender temporariamente essas medicações.
Vacinação
Não há evidências que sugiram um risco aumentado da vacina contra a Covid-19 em pacientes com DII. Para as vacinas disponíveis até o momento, a imunossupressão não é uma contra-indicação.
Recomenda-se que todos os pacientes com DII sejam vacinados e a qualquer momento, independentemente da última infusão biológica.
A única recomendação é que os pacientes evitem se vacinar no mesmo dia da infusão/dose subcutânea, pois, caso o paciente desenvolva uma reação ou evento adverso, fica difícil identificar qual agente (vacina ou biológico) causou a reação.
Importante: cuidado com as fake news: busque informações em fontes confiáveis e não tome não suspenda medicamentos ou modifique seu tratamento sem orientação médica.
Centro Médico MonteSanti!
WhatsApp 82 98752-9547