Violência contra pessoa idosa
Vamos falar sobre isso?
Você sabia que a violência na terceira idade vai além da agressão física? Segundo a OMS, os tipos de violência contra a pessoa idosa podem ser divididos em 4 categorias:
- 1. Violência físicaMarcada por dor ou dano, coerção moral ou física e imposição de medidas de restrição física ou efetuada por medicação. Pode gerar graves consequências à saúde física, deixando o idoso mais exposto ao risco de doenças.
- 2. Violência psicológica ou emocionalPromove angústia ou sofrimento mental. Geralmente, está relacionada às tentativas de imposição de regras rígidas e compulsórias e que não respeitam os direitos de recusa do idoso.
- 3. Violência financeira ou materialCaracterizada pela exploração imprópria ou pelo uso ilegal de recursos financeiros pertencentes ao idoso.
- 4. NegligênciaDefinida de duas formas:
- (1) quando há recusa dos responsáveis pelos cuidados;
- (2) caracterizada pelo eventual fracasso, intencional ou não, para a provisão dos cuidados básicos e obrigatórios em relação ao bem-estar das pessoas com idade avançada.
Em geral, a violência contra idosos é praticada por pessoas próximas, muitas vezes familiares, o que fere o relacionamento de confiança e provoca danos à saúde física e psicológica do idoso.
Por isso, celebrar o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa é importante para disseminar informações sobre os direitos dos idosos quanto à garantia de um envelhecimento mais saudável e tranquilo.
Em casos suspeitos de violência contra idosos, disque 100 e denuncie!
Centro Médico MonteSanti
WhatsApp 82 98752-9547